Celta Brasil leva soluções inovadoras em tratamento de água na IFAT 2025

CELTA BRASIL

Empresa brasileira é pioneira no uso do mineral zeólitas que proporciona maior economia e sustentabilidade no tratamento de águas e efluentes

Pioneira no Brasil na utilização de zeólitas (mineral de origem vulcânica com inúmeras aplicações em tratamento de água, alimentação animal, agricultura etc.), a Celta Brasil deverá centrar esforços na próxima IFAT Brasil – Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos mostrando suas soluçõesinovadoraspara tratamento de água.

Os produtos da empresa feitos com base no mineral são capazes de proporcionar economia e sustentabilidade, inclusive no curto prazo, de maneira a atender projetos na sua totalidade, como estações de tratamento de água e processos de filtragem de efluentes em indústrias, por exemplo. A Celta Brasil foi fundada em 1998 e desde 2002 está no mercado de zeólitas, reconhecida como uma das mais importantes empresas de zeólitas naturais no mercado mundial. 

Além de fornecer produtos de alta qualidade, o objetivo da Celta Brasil é “construir conhecimento”, segundo Beatriz Borsatto, gerente de Marketing. A empresa faz parte do Zeogroup, uma aliança entre 5 países (Brasil, Portugal, Colômbia, Peru, Itália) concentrados em descobrir e oferecer soluções com zeólitas, o que permitiu à Celta Brasil atender mais de 30 países.

Durante a IFAT Brasil 2025 a empresa irá apresentar o Watercel ZN, uma solução à base de zeólita natural, utilizada em filtros industriais e filtros de gravidade, para realizar a redução da turbidez, cor aparente, sólidos em suspensão e SDI (Índice de densidade de sedimentos); e o Watercel ZF, desenvolvido com base em zeólita quimicamente modificada, que retira o de excesso de ferro e manganês em águas e efluentes.

Watercel ZN 0410 (à esquerda) e Watercel ZF (à direita)

“São produtos que substituem com muito mais eficiência a areia, elemento convencional de filtragem. Como é usado em menores quantidades na aplicação, além de propiciar economia no armazenamento, por ocupar menos espaços, e reduzir de 30% a 60% a utilização de água de retrolavagem, o ganho em eficiência é bastante considerável”, afirma Vanessa Maronezi, analista técnica da Celta.

Ambos os produtos podem ser utilizados como pré-tratamento de osmose reversa, a fim de evitar a obstrução das membranas, aumentando o tempo de vida útil. Além disso, também podem ser utilizados em sistemas de filtração em Estações de Tratamento de Água públicas, polimento de efluentes (principalmente efluentes de mineração ricos em manganês), além de tratamento de água de poço para diversas aplicações, desde usos domésticos a industriais.A Celta Brasil, que também transmite experiências para outras empresas e instituições nas aplicações e melhoramento de zeólitas, e possui mais de 25 produtos desenvolvidos com tecnologias próprias, estará presente no setor de Gestão de Água e Esgoto da IFAT Brasil 2025.


13 de dezembro de 2024