Assessoria de Imprensa

mecanica-comunicacao-estrategica

Sylvia Mie
sylvia@meccanica.com.br

Enio Campoi
enio@meccanica.com.br

Releases

Crescimento da área de saneamento traz bons resultados para Altas Copco, expositor da IFAT Brasil

O desenvolvimento do mercado de saneamento em 2023 foi importante para a Atlas Copco, uma vez que sua linha de produtos voltadas para o setor de tratamento de efluentes apresentou bons resultados nesta área, tanto em termos de vendas para a área industrial como para o esgotamento sanitário. Para 2024 e os anos seguintes, a empresa estima que o saneamento deve seguir em crescimento até o cumprimento das metas de universalização estipuladas pelo Marco Legal.

 

De acordo com Mario Tenani, Diretor Comercial da divisão Oil Free Air da Atlas Copco, as concessões trouxeram um avanço para o saneamento no Brasil, ao focar em performance, qualidade e eficiência, o que demanda tecnologias de ponta, inovação e confiabilidade. “Para nós, que somos uma empresa que trabalha com tecnologia avançada, essa visão é importante”, pontua. Por isso, a companhia tem investido em nacionalização das tecnologias, como o modelo ZS5 VSD, um soprador parafuso que atende de forma eficiente as pequenas e médias estações de tratamento de efluentes.

 

Para 2024, segundo Tenani, a expectativa é nacionalizar uma nova tecnologia de soprador parafuso, inédita no país, o modelo ZS4L, voltado para aplicações de baixa pressão, com produção mais eficiente em termos energético e menor emissão de CO2. “Continuamos apostando no mercado brasileiro, por isso estamos investido em nacionalização de equipamentos com alta tecnologia, que apresenta benefícios como eficiência energética, variação de velocidade (VSD), com preço acessível e suporte técnico, garantindo um rápido retorno do investimento”, explica.

 

Ainda sobre o mercado, Tenani ressalta a importância de se ter eventos voltados para o setor do saneamento no Brasil. No caso da IFAT Brasil, a ser realizada entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, pela Messe Muenchen do Brasil, a Atlas Copco decidiu participar da edição no país, uma vez que segue a tradição em expor na IFAT, realizada na Alemanha, e acredita no potencial do evento localmente. Ele avalia que estar no evento será uma oportunidade para acelerar o processo da adoção de tecnologias inovadoras no país e para se conectar com parceiros do Brasil e da América Latina.

 

“Nossa expectativa em expor no evento é alta, pois o mercado de tratamento de efluentes está aquecido, uma vez que há ainda muito a se fazer no país. O desafio de universalizar os serviços de saneamento é grande”, pondera Tenani. A IFAT Brasil conectará os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética.

 

A feira contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos no Congresso Internacional da IFAT Brasil durante os três dias de feira. A programação será marcada pela presença de grandes players, como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), Isle Utilities, German Water Partnership, Trata Brasil, entre outros parceiros nacionais e internacionais que buscam responder às demandas atuais de crescimento e desenvolvimento sustentável do setor, promovendo a melhoria da qualidade e conhecimento especializado para profissionais que atuam em toda a indústria. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.

 

Serviço

IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Local: São Paulo Expo

Site: https://ifatbrasil.com.br/

 

Sobre a Messe München 

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países. 

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Bianna, expositor da IFAT Brasil, avalia a importância de se criar um mercado de combustível derivado de resíduo no país

O mercado de tratamento de resíduos no Brasil é bastante promissor, pois há um potencial a ser explorado já que a maioria dos resíduos coletados não é reaproveitado, sendo destinados para aterros sanitários e, até mesmo, para lixões. Na Europa, o reaproveitamento está acima de 95% e a destinação para aterros em média em 5%.

 

Para Carlos Roberto Metzger, da área comercial da Bianna, a tecnologia para esse tratamento de resíduos já existe no país, mas é preciso políticas públicas que incentivem esse reaproveitamento. “Há um investimento para a coleta dos resíduos, mas não para o tratamento. Todo esse resíduo é prejudicial para a saúde pública e para a vida em sociedade. O aterro sanitário tem um controle rigoroso, porém, parte dos resíduos podem ser destinados para outros fins. Por isso, para nós, não é resíduo e sim recurso, que pode ser transformado em um subproduto”, afirma.

 

Nesse sentido, Metzger ressalta a importância de se ter um mercado de Combustível Derivado de Resíduo (CDR) no Brasil. “Se houver o consumo de CDR, poderemos processar os resíduos não recicláveis, transformá-los em combustível e consequentemente reduzir o envio de resíduos para aterros sanitários”, explica. “A Bianna possui tecnologia para classificar materiais recicláveis, produzir CDR de qualidade, sistemas de secagem e soluções Thermovalue, dentre as quais destacamos nossos fornos rotativos, que permitem flexibilidade no tipo de combustível a ser consumido pela indústria comum”, acrescenta.

 

O CDR é mais barato que a biomassa, sendo ofertado a menos da metade do valor do cavaco de madeira, além de possuir até o dobro do poder calorífico da biomassa. Ou seja, o uso de CDR é viável economicamente e contribui para a diminuição do impacto ambiental. “Há um grande potencial quando se trata de modificar fornos à biomassa em fornos bicombustível, pois incorporando o forno rotativo ao sistema convencional de queima de biomassa, os fornos passam a ter flexibilidade no tipo de combustível a ser utilizado: biomassa ou CDR”, avalia Metzger.

 

Ainda sobre oportunidades de mercado, Metzger diz que a IFAT Brasil, a ser realizada entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, pela Messe Muenchen do Brasil, será importante para compartilhar tecnologias e experiências para o setor de saneamento no país. “Vai ser um evento de sucesso e repercussão, pois as políticas públicas visando a redução de aterros sanitários têm crescido e o tratamento de resíduos é o caminho a ser seguido nos próximos anos”. A feira conectará os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética.

 

A IFAT Brasil integra a rede IFAT, maior rede de tecnologias ambientais do mundo, e contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos no Congresso da IFAT Brasil durante os três dias de feira. A programação será marcada pela presença de grandes players, como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), Isle Utilities, German Water Partnership, Trata Brasil, entre outros parceiros nacionais e internacionais que buscam responder às demandas atuais de crescimento e desenvolvimento sustentável do setor, promovendo a melhoria da qualidade e conhecimento especializado para profissionais que atuam em toda a indústria. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina

 

Serviço

IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Local: São Paulo Expo

Site: https://ifatbrasil.com.br/

 

Sobre a Messe München 

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países. 

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Comunicado de Imprensa

Rede de feiras IFAT se expande para América Latina

25 de Abril de 2023 optional: click to fill in Introduction. Please prepend “ | “ to the text

  • IFAT Brasil acontecerá no São Paulo Expo nos dias 24 a 26 de abril de 2024
  • O melhor em tecnologias ambientais para o mercado emergente
  • Em conjunto com M&T Expo, Feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração


A rede internacional da IFAT, com eventos na Europa, Ásia e África, está se expandindo para a América Latina: a IFAT Brasil será realizada em São Paulo de 24 a 26 de abril de 2024, paralelamente à consagrada M&T Expo, a maior feira de negócios de máquinas e equipamentos para construção e mineração na América Latina. A IFAT Brasil tem como objetivo principal impulsionar o mercado emergente de tecnologias ambientais no Brasil e em toda a região.

 

Na próxima década o setor de saneamento no Brasil terá um rápido desenvolvimento devido à estratégia de privatizações e projetos de incentivo do governo. Os investimentos privados impulsionarão o crescimento maciço do mercado de tecnologias ambientais, como captação, tratamento e distribuição de água, bem como coleta e tratamento de esgoto e resíduos sólidos. “Nesse ambiente dinâmico, a IFAT Brasil será a plataforma central para conectar todos os participantes do mercado e promover o uso de tecnologias ambientais no Brasil e em toda a região. A feira e o mercado se beneficiarão da rede internacional de conexões da IFAT, com seus eventos na Europa, Ásia e África”, explicam os diretores gerais da Messe München, Stefan Rummel e Dr. Reinhard Pfeiffer.

 

A IFAT Brasil também se beneficiará da estabelecida M&T Expo ocorrendo paralelamente, a principal feira da região para máquinas e equipamentos de construção e mineração. Este será o caso, em particular, no que diz respeito à construção de instalações e infraestruturas de saneamento. “A IFAT Brasil faz parte de uma rede industrial única e será crucial para alcançar as metas do governo brasileiro para drenagem, gestão de resíduos, gestão de água e esgoto até o ano de 2033”, diz Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil, organizadora de ambos os eventos em São Paulo. “O potencial do mercado é impressionante: as concessões privadas já angariaram investimentos de mais de 90 bilhões de reais entre 2020 e 2022”.


Seguindo os princípios e objetivos da IFAT de alcançar a economia circular em todo o mundo, a localização do evento é primordial. “Para nós também era importante que o próprio local atendesse aos requisitos centrais de sustentabilidade”, explica Katharina Schlegel, responsável pelas feiras IFAT pelo mundo. “Por exemplo, o local tem uma central própria de cogeração a gás natural, a sua iluminação é feita por LEDs de alta capacidade e o sistema sanitário é abastecido por água de chuva.”

 

Abrangendo uma temática completa para alcançar o desenvolvimento esperado do mercado latino-americano para novos negócios com tecnologias ambientais aqui aplicáveis, as áreas de exposição da IFAT Brasil serão Gestão de Água e Esgoto, Drenagem e Infraestrutura para Saneamento, Gestão de Resíduos e Soluções de Recuperação Energética. O setor de energia está focado na recuperação de energia a partir de resíduos, lodo seco e resíduos líquidos não recicláveis.

 

O detalhamento setorial está focado em conectar todos os envolvidos no desenvolvimento do setor local de tecnologias ambientais, estabelecendo um evento “one-stop-shop”, com instrumentos financeiros, soluções, inovação, conteúdo de inteligência e representação de agências reguladoras. A IFAT chega ao Brasil para ser a principal feira de soluções em Água, Esgoto, Drenagem e Resíduos.

 

Para saber mais:

Nos siga no LinkedIn https://www.linkedin.com/company/ifatbrasil

Nos siga no Instagram https://www.instagram.com/ifatbrasil/

Visite nosso site www.mm-br.com

Entre em contato info@ifatbrasil.com.br

 

IFAT worldwide

A Messe München não apenas demonstra sua considerável experiência na organização de feiras de tecnologias ambientais com a feira líder mundial IFAT em Munique. Outros eventos internacionais incluem IE expo China em Xangai, IE expo Chengdu em Chengdu, IE expo Guangzhou em Guangzhou, IE expo Shenzhen em Shenzhen, IFAT Africa em Joanesburgo, IFAT Eurasia em Istambul, IFAT Índia em Mumbai e IFAT Delhi em Nova Deli. Juntos, os oito eventos da IFAT formam a rede líder mundial em tecnologias ambientais.

 

Messe München

A Messe München é uma das principais organizadoras de exposições em todo o mundo, com mais de 50 feiras próprias de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias.

Todos os anos, cerca de 50.000 expositores e cerca de 3 milhões de visitantes participam em mais de 200 eventos no Trade Fair Centre Messe München, no ICM – International Congress Centre Messe München, no CCN – Conference Centre North Messe München e no MOC – Event Center Messe München, bem como no exterior.

Juntamente com suas empresas subsidiárias, a Messe München organiza feiras na China, Índia, Brasil, África, Turquia e Vietnã. Com uma rede de empresas associadas na Europa, Ásia e América do Sul e com cerca de 70 representantes no exterior, para mais de 100 países, a Messe München tem uma presença verdadeiramente global.

 

Messe Muenchen do Brasil

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada. Desde 2018, a Messe Muenchen do Brasil organiza a M&T Expo, a maior feira da América Latina para Construção e Mineração, com a presença de expositores e visitantes de diversos países da América Latina e Mundo.

Pavilhão da Inovação na IFAT Brasil apresentará soluções tecnológicas avançadas para aprimoramento do saneamento no Brasil

Evento acontece de 24 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo

 

A inovação tem sido primordial para o desenvolvimento do setor de saneamento no Brasil, e no mundo, para atender as crescentes demandas por água tratada, gestão de esgoto eficiente e sustentabilidade ambiental. Para apresentar as principais tendências e os avanços tecnológicos na área, a IFAT Brasil, feira internacional de saneamento no país, contará com o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas.

 

“A inovação desempenha um papel crucial no mercado de saneamento, permitindo melhorias em eficiência operacional, qualidade, sustentabilidade e resiliência a menor custo. É essencial para que ocorram avanços na qualidade da água e do esgoto tratados, na redução de perdas de água, no monitoramento e controle mais avançados das redes de saneamento, na redução da poluição da água, na melhoria da gestão de resíduos, na ajuda para o desenvolvimento de sistemas preparados para lidar com o desafio das mudanças climáticas, na melhoria da experiência do consumidor e na garantia que empresas de saneamento estejam preparadas para atender a regulamentação vigente”, afirma Victor Arroyo, diretor de Portugal, Espanha e América Latina da Isle Utilities.

 

O Pavilhão de Inovação será o epicentro das mais recentes descobertas e avanços tecnológicos do setor. Durante os dias 24 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar diversos painéis, onde empresas de vanguarda tecnológica demonstrarão seus estudos e soluções mais inovadoras. Além disso, empresas líderes no segmento de água e saneamento compartilharão seus casos de sucesso, proporcionando valiosas lições aprendidas.

 

“O Pavilhão de Inovação será um ambiente dinâmico de troca e aprendizado, sendo um ponto de convergência para profissionais, expositores e entusiastas, mergulhando-os profundamente na vanguarda da inovação tecnológica no saneamento brasileiro”, ressalta Arroyo, que acrescenta que o evento mostrará a metodologia Grupo de Aprovação de Tecnologias (TAG), por meio de um workshop, que reunirá especialistas para discutir e avaliar soluções tecnológicas frente a desafios comuns do setor.

 

Um dos destaques do evento será o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora, que homenageará as tecnologias mais importantes, após a avaliação de um júri composto por profissionais renomados na área, garantindo a seleção de soluções verdadeiramente transformadoras para o cenário do saneamento brasileiro.


Atualmente, algumas das tendências apresentadas em diversos mercados incluem tecnologias de tratamento avançado, internet das coisas (IoT) e sensores inteligentes, redes de distribuição inteligente, tratamento descentralizado, energia renovável e eficiência energética, reuso de água, modelos de negócios inovadores, sistemas de informação geográfica (SIG), tratamento de água residual para geração de recursos, digitalização e automação e uso da inteligência artificial para a tomada de decisões. “Essas tendências refletem o compromisso crescente do setor de saneamento em abordar os desafios globais de escassez de água, poluição e mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que fornecem serviços de qualidade para as comunidades”, explica Arroyo.

 

Em sua avaliação, no Brasil, essas tendências podem ser colocadas em prática, por meio de empresas e tecnologias nacionais ou internacionais com atuação local. A Isle fez recentemente um chamamento global por tecnologias inovadoras com capacidade para atender o mercado brasileiro, para compor seu Portal de Tecnologias do Brasil, que conta, hoje, com 90 tecnologias cadastradas. Foram recebidas 61 inscrições. Entre as tecnologias estão: biofiltração; sistemas de membranas; biorreatores de membrana (MBR); wetlands construídas; sistemas descentralizados; tecnologias de monitoramento e sensoriamento remoto; softwares avançados de modelagem e gestão; recuperação de recursos; e tecnologias baseadas na natureza.  

 

“Considerando a diversidade geográfica, climática e de densidade populacional do Brasil, é importante que as soluções sejam adaptadas às necessidades locais. A adoção dessas tecnologias pode não só melhorar o acesso ao saneamento básico, mas também trazer benefícios ambientais e econômicos para o país”, pondera Arroyo.

 

A IFAT Brasil é organizada e promovida pela Messe Muenchen do Brasil, e tem o objetivo de conectar os diversos stakeholders do mercado, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, enquanto promove debates sobre os principais temas e desafios relacionados ao setor.

 

Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. Para isso, serão estabelecidas parcerias internacionais e locais para fortalecer a representação dos principais assuntos que envolvem a operação e a tomada de decisão dos gestores públicos e privados, demonstrando experiências reais do setor.

 

Saiba mais sobre o evento: https://ifatbrasil.com.br/

 

Saiba mais sobre a ISLE Utilities: http://www.islebrasil.com/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/93195572/admin/feed/posts/

 

Sobre a Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Cidades brasileiras podem ampliar a eficiência de tratamento de efluentes com soluções químicas e qualificação profissional

O Marco Legal do Saneamento, promulgado em julho de 2020, trouxe visibilidade para o setor, colocando em evidência a importância de uma gestão eficiente de água, esgoto e resíduos para o desenvolvimento social e econômico do país, bem como para proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.

 

Para Narana Costa, responsável pela área de atendimento técnico da Matryx, essa visibilidade motiva a entrada de novos investimentos no setor e a implantação de novas soluções para a universalização do saneamento no país. “O Brasil é um país continental e as demandas bem como os desafios são variados. Os investimentos estão sendo alocados para atender a sociedade, mas também temos visto aportes da indústria, que é uma grande consumidora de água”, afirma. A seu ver, o Marco Legal também possibilitou avanços regulatórios, já que o país possui várias agências regulatórias diferentes, nos âmbitos municipal e estadual, contribuindo para aumentar a segurança jurídica.

 

Todas as regiões brasileiras têm investido no saneamento, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, segundo Narana. Especificamente na área de efluentes, ela avalia que a captação tem sido crescente e parte das cidades apresentam bons índices nesse segmento. Contudo, ainda há uma baixa eficiência no tratamento dos efluentes de modo geral no país, pois as estações foram projetadas para atender um certo volume de efluentes e demanda tem crescido. Como exemplo, citou a alta temporada em algumas cidades que resulta em picos de vazão, dobrando ou até triplicando o volume coletado para tratamento.

 

“Esse caso mostra a importância de se ter a tecnologia para aumentar a eficiência e para atingir os parâmetros necessários. As soluções químicas para a aumentar a sedimentabilidade do lodo, por exemplo, podem contribuir para não se ter problemas de arraste ou perda de eficiência. Isso significa que é preciso estar sempre atento as necessidades de cada município e região para aproveitar as oportunidades, por meio do desenvolvimento de produtos e investimento em tecnologia”, explica Narana. “O tratamento de efluente é caixinha de surpresa, pois nem sempre o que está na literatura funciona na prática. Assim, aliar a infraestrutura com um bom produto químico e a área operacional treinada é fundamental”.

 

Nesse sentido, Narana aponta como principais desafios para o setor, a conscientização e o treinamento, pois o primeiro trabalha com a sociedade em geral, enquanto o segundo capacita a equipe técnica sobre os produtos a serem aplicados e também lhes oferece mais consciência sobre o trabalho a ser realizado.

 

A Matryx apresenta soluções inovadoras em floculantes, antiespumantes e coagulantes orgânicos, e investe no desenvolvimento de produtos junto aos clientes, por meio de testes realizados nas unidades de tratamento em todo o país. A empresa participará da IFAT Brasil, feira internacional de saneamento do país, que irá conectar, entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, os diversos stakeholders do mercado, proporcionando em um único ambiente, todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética.

 

“O saneamento é um setor vasto em oportunidades, em desenvolvimento e em crescimento. Há ainda muito a ser feito para alcançarmos a universalização. Portanto, quando temos um evento desta magnitude, temos a oportunidade de discutir e conectar as pessoas em um propósito, gerando importantes resultados para a população e para a indústria”, destaca Narana.

 

A IFAT Brasil contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos –, com o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities e outras iniciativas que serão divulgadas em breve. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos, com a presença de grandes players nacionais e internacionais, como a Isle Utilities e a German Water Partnership, para debater os temas atuais do segmento, promovendo conhecimento aos profissionais, a fim de atender as demandas para o desenvolvimento sustentável do setor.  A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina

 

Serviço

IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Local: São Paulo Expo

Site: https://ifatbrasil.com.br/

 

Sobre a Messe München 

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países. 

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Investimentos na área de saneamento impulsionam serviços de análises ambientais e de tratamento de dessalinização da água do mar

O mercado de saneamento está em alta no Brasil, após a promulgação do Marco Legal do Saneamento, em julho de 2020, e pela maior disseminação de conceitos de sustentabilidade. Os investimentos do poder público e da iniciativa privada cresceram, juntamente, com a fiscalização mais rigorosa de órgãos estaduais nessa área.

 

“Depois do Marco Legal, os recursos para o tratamento de água se elevaram, impulsionando novos negócios. A solicitação de nossos serviços técnicos personalizados de análises ambientais para consolidar licenças ambientais, para monitorar redes de água potável, para compra e venda de bens territoriais de empresas e para as indústrias, cresceu de forma sustentável, resultando na abertura de uma unidade em São Paulo para atender a indústria na região e a aquisição de uma empresa especializada em serviços”, afirma Luiz Boebel, gerente de Amostragem da Acquaplant.

 

No caso da Triiio Company, empresa de engenharia, projetos e fabricação de equipamentos para tratamento de água pertencente à Acquaplant, o destaque está nas tecnologias de tratamento de água a partir da osmose reversa. São quase 20 unidades instaladas neste ano, sendo cinco para dessalinização com interferência do mar. As regiões que mais estão investindo nesse tipo de sistema são Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “São as áreas com mais escassez de água”, pontua Boebel, que explica que na Região Sul, apesar de se ter água em maior abundância, a indústria precisa de qualidade para o processo fabril, exigindo investimentos em tratamento específicos. 

 

A Triiio Company ainda atua com sistemas de desferretização, de remoção de minerais como cálcio e magnésio. “Somos terciários para águas especiais, trabalhando de forma mais robusta na remoção de materiais e de contaminantes emergentes, como os resíduos de fármacos e de produtos químicos em lavouras, purificando a água até nanopartículas”, explica Boebel.

 

Em termos de sustentabilidade, a Acquaplant tem realizado investimentos em tecnologia, como o uso de robôs, que trabalham de forma ininterrupta, com eficiência e qualidade. O laboratório conseguiu zerar o uso de papel ao integrar os sistemas, facilitando a rastreabilidade das informações e o acesso aos dados.

 

A Acquaplant e a Triiio Company estarão presentes na IFAT Brasil, que irá conectar, entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética. “Nossa expectativa é realizar networking, disseminar nossa marca, e trocar de experiências com os visitantes e demais expositores, para trazer mais tecnologia e desenvolvimento de produtos, contribuindo com o crescimento do saneamento, do ESG e da sustentabilidade no país.”, destaca Boebel.

 

A IFAT Brasil integra a rede IFAT, maior rede de tecnologias ambientais do mundo, e contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos no Congresso da IFAT Brasil durante os três dias de feira. A programação será marcada pela presença de grandes players, como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), Isle Utilities, German Water Partnership, entre outros parceiros nacionais e internacionais que buscam responder às demandas atuais de crescimento e desenvolvimento sustentável do setor, promovendo a melhoria da qualidade e conhecimento especializado para profissionais que atuam em toda a indústria. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina

 

Serviço

IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Local: São Paulo Expo

Site: https://ifatbrasil.com.br/

 

Sobre a Messe München 

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países. 

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Marco Legal estimula demanda por obras de infraestrutura de esgotamento sanitário

Na última década, a área do saneamento passou a ter mais destaque em termos de investimentos e de políticas públicas, com o objetivo de estabelecer um caminho sustentável e de longo prazo para atender as demandas por uma infraestrutura abrangente e eficiente na gestão de água e esgoto. Esse destaque levou a elaboração e a sanção do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e da coleta e tratamento de esgoto.

 

“Além do potencial de crescimento, verificamos a mudança ante à responsabilidade do investimento, que passou do setor público para o privado, desde empresas e concessionárias de saneamento até incorporadoras, que tem implantado novas áreas urbanizadas com rede de água, esgoto, inclusive com sistemas próprios de tratamento de água e de esgoto. Isso significa que os caminhos de desenvolvimento estão sendo abertos, porém é preciso ter bons administradores para que o planejamento se transforme em ação”, avalia o engenheiro Thiago Vendemiatti, diretor comercial da Improv Equipamentos.

 

Em relação ao Marco Legal do Saneamento, Vendemiatti recorda que a meta estabelecida de o país contar com 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033 vem estimulando um número maior de obras de infraestrutura de esgotamento sanitários pelo país. “Esta demanda reprimida tem potencial de aumentar rapidamente. Nossa percepção é de que ela deve ser muito maior do que a quantidade atual de projetos”, explica.

 

Nesse sentido, a Improv Equipamentos conta com um sistema de bombeamento em linha para esgoto, conhecido por Booster de Esgoto, voltado para aplicação em municípios e em empreendimentos imobiliários e comerciais, que pode substituir integralmente estações elevatórias de esgoto convencional. É um sistema compacto, robusto, com menor impacto ambiental, menos área de ocupação instalada, sem emitir mau odor à vizinhança e com manutenção e operação simplificadas. A companhia ainda oferta ao mercado abraçadeira para reparo rápido em inox, sistema de medição de eficiência hidráulica de bombas pelo método termodinâmico e sistema de armazenamento com reservatório parafusado vitrificado.

 

Os lançamentos e tecnologias da Improv Equipamentos estarão em exposição na IFAT Brasil, que irá conectar, entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética. “Esperamos que a IFAT Brasil possa manter as mesmas características da IFAT Alemanha, evento consolidado e sempre aguardado pelos setores envolvidos, agregando valor e contribuindo para a realização de negócios”, destaca Vendemiatti.

 

A IFAT Brasil integra a rede IFAT, maior rede de tecnologias ambientais do mundo e contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.

 

Serviço

IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Local: São Paulo Expo

Site: https://ifatbrasil.com.br/

 

Sobre a Messe Muenchen

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, iFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Brasil conta com tecnologias inovadoras na área de saneamento

O Brasil é um dos países mais promissores da América Latina na área do saneamento, após a promulgação do Marco Legal, em julho de 2020. Investidores privados e estrangeiros enxergam no país uma oportunidade de aplicar recursos para sanar as atuais carências na gestão de resíduos, no tratamento e coleta de esgoto, nas áreas impermeabilizadas com drenagem e no tratamento e abastecimento de água. Um levantamento da IFAT Brasil, feito a partir de dados de órgãos públicos e empresas privadas, aponta que o setor tem o potencial de atrair um montante na ordem R$ 580 bilhões até 2033.

 

De acordo com Pedro Amaral, gestor de sistemas de secagem de lodo da B&F Dias, investir em saneamento é cuida da saúde pública. “Para cada dólar investido em saneamento há uma economia de quatro dólares na saúde pública”, calcula. Para ele, após o Marco Legal, o setor ficou ainda mais atrativo para o capital público, privado, nacional e/ou estrangeiro.

 

“O agronegócio, a construção civil e o saneamento são o tripé do desenvolvimento do país”, pontua Carlos Lucchini, gerente de equipamentos e sistemas para tratamento de águas da B&F Dias, que acrescenta que o potencial brasileiro no setor é enorme, pois existem tecnologias que ainda não estão sendo aplicadas. “Podemos dar um passo além e modernizar uma estação de tratamento de esgoto, por exemplo, agregando valor pra que se transforme também em uma possível fábrica de recursos energéticos para fornecer matérias-primas e materiais para outros setores da economia”.

 

Nesse sentido, a B&F Dias está investindo em novas tecnologias para atender o mercado de saneamento no país, que poderão ser vistas durante a IFAT Brasil, que irá conectar, entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética.

 

A aquisição da Fluxo Sistemas pela B&F Dias acrescentou ao portfólio soluções inovadoras para tratamento de água e de efluentes. Ainda realizou a ampliação de sua área produtiva e administrativa. A companhia está finalizando um prédio de regeneração de membranas e desenvolvendo uma membrana de ultrafiltração espiral para o tratamento de água e reuso, além de contar com uma estação de tratamento de esgoto (ETE) modelo e um laboratório de testes interno.

 

Uma tecnologia inovadora da B&F Dias é a secagem solar de lodo, que está alinhada aos principais conceitos do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), ao promover de fato a economia circular. A solução extrai a água e processa o lodo, transformando em rejeito, por meio do uso da energia solar. Esse rejeito pode ser usado como um recurso energético ou como matéria-prima no agro (adubo) e na construção civil (coprocessamento na indústria do cimento). “Os resultados são comprovados, pois essa tecnologia já tem sido utilizada fora do país”, afirma Amaral.

 

Além dos benefícios para o meio ambiente, com menor emissão de gases de efeito estufa e diminuição do descarte de resíduos aos aterros sanitários, os operadores também podem obter um aumento da rentabilidade, redução de custos com transporte dos rejeitos, diminuição dos custos por tonelada de rejeito e previsibilidade no contrato. Para os gestores do aterro sanitário, esse rejeito vindo do lodo sem água torna-se uma matéria-prima que pode, inclusive, ser reutilizada para fazer a cobertura do aterro e a contenção de tipos de taludes.

 

Lucchini lembra que no Brasil ainda se constrói estações de tratamento de água (ETAs) de forma convencional. Mas, que existem tecnologias, como a de membranas, que possuem uma qualidade e produção de água mais eficiente, maior qualidade de tratamento. “Somente uma ETA com tecnologia de membrana vai atender as novas demandas de mercado e novas legislações”, explica.

 

Devido à forte estiagem que o Rio Grande do Sul atravessou no início deste ano, empresas e indústrias gaúchas recorreram às soluções da B&F Dias para reuso de água e de efluentes para manterem suas operações. Franco Losada Olevak, gerente técnico comercial de unidades móveis da B&F Dias, destaca que a água utilizada era de excelente qualidade. “As tecnologias existentes, como ultrafiltração e osmose, entregam uma qualidade com patamar superior exigida para uma água potável. E, elas já são aplicadas amplamente em países que sofrem com a escassez do recurso, como o Egito e Israel”, explica. A seu ver, outras tecnologias também podem revolucionar o mercado nacional, como a aplicação de ultravioleta para eliminar patógenos na água, e o uso de ozônio na saída das ETEs para garantir que a qualidade da água a ser despejada em rios.

 

A B&F Dias conta também com unidades móveis para tratamento de água que são locadas pelas empresas ou por municípios que buscam um alto grau de pureza de água. Com um sistema Plug and Play, são dotadas de um sistema de monitoramento online para verificar a qualidade da água produzida e para realizar ajustes na performance dos equipamentos. Por serem de fácil instalação, evitam paradas do processo produtivo.

 

A IFAT Brasil contará com mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. A feira será promovida pela Messe Muenchen do Brasil, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.

 

A IFAT Brasil integra a rede IFAT, maior rede de tecnologias ambientais do mundo.

 

Serviço

IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Local: São Paulo Expo

Site: https://ifatbrasil.com.br/

 

Sobre a Messe Muenchen

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, iFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Um futuro promissor para o saneamento no Brasil

Por Renan Utri Andreguetto, Project Manager IFAT Brasil

 

O Marco Legal do Saneamento, promulgado em 2020, prevê a universalização do atendimento à população em água potável e coleta e tratamento de esgoto até 2033. Para atender as metas, a Lei desenhou medidas que ampliam a segurança jurídica do operador e dos investidores, avançando em pontos como regulação e contratos bem formulados, criando instrumentos financeiros que estimulam a realização de aportes financeiros ao setor.

 

Com isso, entre 2020 e 2022, os investimentos externos na área quase triplicaram, alcançando o montante de R$ 90 bilhões, em comparação ao período de 1992 a 2020, quando os aportes chegaram a quase R$ 35 bilhões. Ao atrair investimentos privados nacionais e internacionais, é possível elevar o atual nível de recursos para o saneamento, suprindo as atuais demandas por um melhor atendimento à população.

 

Um levantamento realizado pela IFAT Brasil, com base em dados de órgãos públicos e empresas privadas, até 2033, aponta que o setor tem potencial de receber recursos da ordem R$ 580 bilhões. Entre as áreas do saneamento que devem receber mais recursos estão a gestão de resíduos sólidos e soluções em recuperação energética, com cerca de R$ 227 bilhões até 2033, seguida pela drenagem e infraestrutura de saneamento, com R$ 178 bilhões, pela gestão de esgoto, com R$ 108 bilhões, e gestão de água, com quase R$ 67 bilhões.

 

A divisão dos investimentos está relacionada à necessidade do país, pois, atualmente, a gestão de resíduos sólidos ainda é precária em diversas cidades e estados, principalmente, pela existência de lixões, que são locais inadequados para a disposição de rejeitos, trazendo graves problemas ambientais, como poluição do ar, contaminação do solo e de água, e de saúde pública, sendo vetores causadores de doenças em crianças e adultos.

 

Outro ponto fundamental é que o Brasil possui um baixo percentual de tratamento do resíduo, com índices próximos a zero no Norte e no Nordeste, abaixo de 10% no Centro-Oeste e no Sudeste e menor do que 30% no Sul. Como resultado, aterros sanitários e os lixões recebem resíduos que poderiam ser destinados para reciclagem, que possibilitaria transformá-los em materiais e matérias-primas a serem usadas em diversos setores ou para a geração de energia. Haveria o estímulo à economia circular, agregando valores econômicos, sociais e ambientais para as comunidades, os municípios, os operadores, as indústrias, as cooperativas de catadores e a sociedade.

 

A questão da drenagem mostra-se também urgente, uma vez que o estudo da IFAT Brasil aponta para um baixo percentual de áreas impermeáveis com tecnologias para drenagem. Essa aplicação inferior a 50% no Sul do país, a 35% no Sudeste e no Centro-Oeste e a 18% no Norte e no Nordeste explica as dificuldades pelas quais passam as cidades em situações de chuvas torrenciais de verão ou em fenômenos climáticos, que estão sendo vistos com maior frequência devido ao aquecimento global.

 

No caso da gestão do esgoto, é possível perceber que o Brasil realiza um percentual maior de coleta do que tratamento. O Centro-Oeste possui os índices próximos e elevados, de cerca de 62% e 58%, respectivamente. O Norte do país conta com os menores percentuais para coleta (27%) e tratamento (24%). A maior diferença entre os dois tipos de atividades se encontra no Sudeste, com 67% para coleta e apenas 48% para tratamento.

 

O levantamento prevê que a região Sudeste contará com o maior montante de recursos de cerca de R$ 261 bilhões. Na sequência estão o Nordeste (R$ 133 bilhões), o Sul (R$ 90 bilhões), o Norte (R$ 52 bilhões) e o Centro-Oeste (R$ 44 bilhões). A justificativa é que a região possui o maior contingente populacional, o que atrai um número maior de investidores.

 

Nesses sentido, o Marco Legal contribui para que os gestores municipais encontrem os modelos mais adequados a sua região. Atualmente, a operação irregular na prestação de serviços de saneamento acontece, principalmente, em cidades com menos de 50 mil habitantes, que possuem dificuldade em destinar verbas para o saneamento, devido ao baixo orçamento. A possibilidade de se formarem blocos ou grupos de municípios para contratação do serviço de forma coletiva pode ser uma saída viável para superar o desafio de recursos municipais, permitindo um melhor atendimento às pessoas, mais eficiência operacional, financeira, melhor planejamento e tarifa, aprimoramento o relacionamento com a população local.

 

Os leilões de concessão têm contribuído para auxiliar cidades de menor porte também, como foi o caso de Orlândia, no interior paulista, com cerca de 44 mil habitantes. O consórcio vencedor ofereceu R$ 51,5 milhões para realizar a gestão de saneamento da cidade. O investimento para trazer mais eficiência ao tratamento e abastecimento de água e à coleta e tratamento de esgoto é da ordem de R$ 93 milhões ao longo de 35 anos.

 

Conforme demonstra o levantamento da IFAT Brasil, o retorno do investimento pela consórcio ocorrerá em oito anos, com uma média da taxa interna de retorno (TIR) de 25%. Esses números mostram que o formato utilizado por Orlândia foi adequado à sua realidade, beneficiando a população local e à gestão financeira e social do município. Por outro lado, a concessionária privada ampliará a qualidade dos serviços prestados e terá lucratividade com a operação.

 

De acordo com dados da Associação Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON), de 2020 até setembro de 2022, foram realizados 19 leilões de saneamento no país, com R$ 52,9 bilhões de investimentos previstos, e outorga de R$ 29,5 bilhões em recursos para estados e municípios, beneficiando 23,7 milhões de pessoas.

 

O saneamento do Brasil possui um futuro promissor, principalmente pelo apetite de investidores e operadores e da vontade dos municípios em melhorar sua gestão. Mas, é importante lembrar que a tecnologia será fundamental para que o país realmente avance nas metas e não faltam soluções nesse sentido, que poderão ser vistas na IFAT Brasil, feira internacional de saneamento no país, que vai conectar os diversos stakeholder, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética.

Saneamento: Pesquisa mostra que o Brasil tem potencial de receber investimentos da ordem de R$ 580 bilhões até 2033

Os investimentos externos na área de saneamento quase triplicaram entre 2020-2022, alcançando o montante de R$ 90 bilhões, em comparação ao período de 1992 a 2000, quando os aportes chegaram a quase R$ 35 bilhões. Segundo um levantamento realizado pela Messe Muenchen do Brasil, com base em dados de órgãos públicos e empresas privadas, até 2033, o setor tem potencial de receber recursos da ordem R$ 580 bilhões.

 

Essa perspectiva positiva é resultado do novo modelo de negócios na área, definido pelo Marco Legal do Saneamento, promulgado em julho de 2020, que trouxe facilidades para criação de instrumentos financeiros, processos de concessões privadas regulamentados, que são importantes para garantir segurança jurídica, e lucratividade para as operadores, atraindo investidores privados nacionais e internacionais.

 

Entre as áreas do saneamento que devem receber mais recursos estão a gestão de resíduos sólidos e soluções em recuperação energética, com cerca de R$ 227 bilhões até 2033, seguida pela drenagem e infraestrutura de saneamento, com R$ 178 bilhões, pela gestão de esgoto, com R$ 108 bilhões, e gestão de água, com quase R$ 67 bilhões.

 

O levantamento da Messe Muenchen do Brasil ainda prevê que a região Sudeste contará com o maior montante de investimento de cerca de R$ 261 bilhões. Na sequência estão o Nordeste (R$ 133 bilhões), o Sul (R$ 90 bilhões), o Norte (R$ 52 bilhões) e o Centro-Oeste (R$ 44 bilhões).

 

A Messe Muenchen do Brasil é promotora da IFAT Brasil, feira internacional de saneamento no país, ao conectar os diversos stakeholder, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, enquanto promove debates sobre os principais temas e desafios relacionados ao setor.

 

Marcada para acontecer entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, a IFAT Brasil terá mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos – e contará com um Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, um das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. O espaço possibilitará que empresas com projetos inovadores participem de um processo de incubação de seu produto, com auxílio na capitalização e expansão de comercialização pelas plataformas fornecidas pela ISLE Utilities. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos.

 

Sobre a Messe Muenchen

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, iFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Saneamento: investimentos externos triplicam e somam R$ 90 bi em dois anos

O Marco Legal do Saneamento, promulgado em julho de 2020, gerou resultados importantes nos dois últimos anos. Foram mais de 20 concessões privadas que resultaram em R$ 90 bilhões em investimentos, e 452 municípios e 30 milhões de pessoas foram beneficiadas com 643 obras de infraestrutura, que abriram 6,2 milhões de empregos. As informações do Ministério da integração e do Desenvolvimento Regional mostram os avanços para a universalização do saneamento até 2033, com novas oportunidades que devem acontecer, com a captação de mais de R$ 33 bilhões em debêntures, aprovadas pela pasta.

 

Nesse cenário positivo, a Messe Muenchen do Brasil promoverá a primeira IFAT Brasil, que irá conectar os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, a fim de contribuir para o desenvolvimento de oportunidades de negócios no setor de tecnologias ambientais e o cumprimento das metas estabelecidas no Marco Legal , desse modo, auxiliando na construção de um futuro melhor para a sociedade brasileira.

 

Marcada para acontecer entre os dias 23 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, a IFAT Brasil oferecerá uma experiência ímpar para os visitantes e para os expositores, ao unir competências e fundos e instrumentos financeiros para atender as demandas de municípios, estados e empresas na área do saneamento.

 

Serão mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos -, o que posicionará a IFAT Brasil como um evento de temática completa para agregar o mercado e desenvolver soluções para o setor. A feira contará com um Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. O espaço possibilitará que empresas com projetos inovadores participem de um processo de incubação de seu produto, com auxílio na capitalização e expansão de comercialização através das plataformas da ISLE Utilities.

 

Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. Para isso, serão estabelecidas parcerias internacionais e locais para fortalecer a representação dos principais assuntos que envolvem a operação e a tomada de decisão dos gestores públicos e privados, demonstrando experiências reais do setor.

 

A IFAT Brasil integra a rede IFAT, que possui mais de 50 anos de experiência em garantir a qualidade da experiência para visitantes, sendo a rede líder mundial para feiras de tecnologias ambientais. Com 11 eventos líderes no portfólio, a IFAT worldwide é a maior rede de tecnologia ambiental do mundo, somando mais de 280 mil visitantes de 155 países diferentes, 548 mil m² de exposição e 6670 expositores de mais de 59 nacionalidades.

 

Saiba mais em https://ifatbrasil.com.br/

 

Sobre a Messe Muenchen

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, iFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Profissionais do setor de saneamento podem realizar seu credenciamento para participar da IFAT Brasil 2024

A primeira edição da IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, apresentará um portfólio completo de soluções, tecnologias, equipamentos, produtos e serviços para todos os segmentos do saneamento no Brasil. Para acompanhar as novidades, conhecer lançamentos, se conectar com stakeholders e participar das atividades de conteúdo, é só realizar o credenciamento neste link: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento

 

Promovida pela Messe Muenchen do Brasil, entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo, a feira terá mais de 10 mil m² de exposição, com 135 marcas expositoras da América Latina, China e Europa.

 

A expectativa é receber cerca de 15 mil visitantes do Brasil e do exterior, um público formado por secretários municipais, estaduais e federais, representantes de municípios, de comitês de Bacias Hidrográficas, de agências e órgãos reguladores, empresários, decisores de compras, gestores, engenheiros, técnicos e profissionais de concessionárias, construtoras, de autarquias públicas, de indústrias, além de agentes financeiros, startups, representantes de associações setoriais, a academia e de agências de pesquisa e inovação, somado ao público compartilhado da M&T Expo, maior feira de Construção e Mineração da América Latina, que acontecerá simultaneamente ao evento.

 

Na avaliação de Renan Utri Andreguetto, gerente da IFAT Brasil, o evento será realizado em um cenário aquecido para o mercado de saneamento, com os investimentos acontecendo por toda a América Latina, especialmente, no Brasil. “Esse setor está diretamente relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, que busca assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável de água e saneamento para todos. Assim, os países estão trabalhando para universalizar o atendimento para as pessoas, aprimorando a infraestrutura existente e desenvolvendo novas estruturas em algumas regiões”, disse.

 

Andreguetto ressalta que a IFAT Brasil apresentará as principais tendências e as soluções para atender as demandas atuais do setor. Em água, estarão em destaque as melhores práticas em controle digital de perdas de água e de soluções para estações de tratamento eficientes e energeticamente eficientes. Para infraestrutura de drenagem, estarão presentes as tecnologias voltadas para aumentar o aproveitamento da água da chuva e para reduzir a necessidade de tratamento com etapas físicas primárias na colheita da água da chuva. “Tentaremos criar uma experiência educativa sobre melhores práticas de resíduos e drenagem para minimizar impactos em rios urbanos”, comentou.

 

Segundo Andreguetto, no segmento de gestão de resíduos, a ideia é levar exemplos de melhores práticas em economia circular, aplicar no ambiente da IFAT Brasil a separação de resíduos e destinação correta desses materiais para a reciclagem, com o objetivo de diminuir as emissões de aterros sanitários. “Uma tendência nesse setor é ter mais eficiência na logística, por isso, pretendemos mostrar cases de tratamento de resíduos com GPS e soluções de medição para essa finalidade”, acrescentou.

 

No caso da recuperação de energia por meio dos resíduos, a IFAT Brasil pretende mostrar também boas práticas para recuperação de energia, a importância de se ter um mercado Waste to Energy no Brasil, por meio da implementação de usinas WTE, e a possibilidade de realizar comércio de créditos de carbono na área.

 

A IFAT Brasil terá ainda como atração o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas, onde os visitantes poderão acompanhar diversos painéis sobre soluções inovadoras, cases de sucesso, pesquisas de mercado, estudos acadêmicos e científicos.

 

Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos no Congresso Internacional da IFAT Brasil durante os três dias de feira. A programação será marcada pela presença de grandes players, como BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), ABREN (Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos), Isle Utilities, German Water Partnership, Trata Brasil, entre outros parceiros nacionais e internacionais que buscam responder às demandas atuais de crescimento e desenvolvimento sustentável do setor, promovendo a melhoria da qualidade e conhecimento especializado para profissionais que atuam em toda a indústria.

 

Importantes painéis estão programados, tais como: melhores práticas e tecnologias ambientais da Alemanha para o mundo com casos reais e operacionais ministrado pelo Câmara de Comércio Brasil Alemanha de São Paulo, em parceria com a representação da Baviera no Brasil; descarbonização das cimenteiras, utilização inteligente do combustível derivado de resíduos e uma grande solução para resíduos ministrado pela ABCP –  Associação Brasileira de Cimentos Portland; êxito social através das tecnologias ambientais para resíduos ministrado pela Blackforest e Eu Reciclo, entre outras.

 

A IFAT Brasil integra a rede IFAT, maior rede de tecnologias ambientais do mundo, e será uma oportunidade ímpar para conhecer tendências e oportunidades de negócio, unir competências e estar conectado aos fundos e instrumentos financeiros, às tecnologias e aos gestores do saneamento.

 

Saiba mais sobre o evento: https://ifatbrasil.com.br/

 

Serviço:

IFAT Brasil - Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos

Data: 24 a 26 de abril de 2024

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP

Informações: https://ifatbrasil.com.br/

Credenciamento gratuito: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento

 

Sobre a Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

Saneamento: Pesquisa mostra que o Brasil tem potencial de receber investimentos da ordem de R$ 580 bilhões até 2033

Os investimentos externos na área de saneamento quase triplicaram entre 2020-2022, alcançando o montante de R$ 90 bilhões, em comparação ao período de 1992 a 2000, quando os aportes chegaram a quase R$ 35 bilhões. Segundo um levantamento realizado pela Messe Muenchen do Brasil, com base em dados de órgãos públicos e empresas privadas, até 2033, o setor tem potencial de receber recursos da ordem R$ 580 bilhões.

Essa perspectiva positiva é resultado do novo modelo de negócios na área, definido pelo Marco Legal do Saneamento, promulgado em julho de 2020, que trouxe facilidades para criação de instrumentos financeiros, processos de concessões privadas regulamentados, que são importantes para garantir segurança jurídica, e lucratividade para as operadores, atraindo investidores privados nacionais e internacionais.

Entre as áreas do saneamento que devem receber mais recursos estão a gestão de resíduos sólidos e soluções em recuperação energética, com cerca de R$ 227 bilhões até 2033, seguida pela drenagem e infraestrutura de saneamento, com R$ 178 bilhões, pela gestão de esgoto, com R$ 108 bilhões, e gestão de água, com quase R$ 67 bilhões.

O levantamento da Messe Muenchen do Brasil ainda prevê que a região Sudeste contará com o maior montante de investimento de cerca de R$ 261 bilhões. Na sequência estão o Nordeste (R$ 133 bilhões), o Sul (R$ 90 bilhões), o Norte (R$ 52 bilhões) e o Centro-Oeste (R$ 44 bilhões).

A Messe Muenchen do Brasil é promotora da IFAT Brasil, feira internacional de saneamento no país, ao conectar os diversos stakeholder, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, enquanto promove debates sobre os principais temas e desafios relacionados ao setor.

Marcada para acontecer entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, a IFAT Brasil terá mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos – e contará com um Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, um das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. O espaço possibilitará que empresas com projetos inovadores participem de um processo de incubação de seu produto, com auxílio na capitalização e expansão de comercialização pelas plataformas fornecidas pela ISLE Utilities. Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. 

IFAT Brasil 2024: Feira de saneamento está com mais de 60% dos espaços comercializados no setor de gestão de água e de esgoto

A IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos, integra a rede IFAT, que possui mais de 50 anos de experiência e representa uma referência mundial para feiras de tecnologias ambientais. A primeira edição no Brasil, visa conectar diversos stakeholders da área de saneamento entre os dias 24 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, em São Paulo. Organizado pela Messe Muenchen do Brasil, a feira reunirá os principais lançamentos e soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, propiciando uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de negócios que contribuam para atender as metas do Marco Legal do Saneamento.

Na área de gestão de água e de esgoto, a IFAT Brasil já apresenta mais de 60% de espaços comercializados, com a participação de importantes empresas do setor, como Acquaplant, B&F Dias, Gardner Denver, Improv Equipamentos, Kronox, Matryx, Policontrol, Swan, Vibropac, Sigma, Prominent, Atlas Copco e GKD Latam.

De acordo com Renan Utri Andreguetto, Project Manager da IFAT Brasil, o país conta com tecnologias avançadas para a gestão desse mercado, que podem ser aplicadas para aprimorar a oferta dos serviços, principalmente, no que se refere ao tratamento de esgoto, que apresenta um índice de atendimento abaixo de 50% na maior parte das regiões, com exceção do Centro-Oeste. “A proposta da IFAT Brasil é mapear as demandas e oportunidades no setor, interligando investidores, concessionárias, operadores e governo com as tecnologias que possam suprir essas necessidades”, destaca.

Um levantamento da IFAT Brasil, a partir de dados de órgãos públicos e empresas privadas, aponta que a área de gestão de esgoto e de água tem o potencial de receber investimentos de R$ 175 bilhões até 2033. “Esse dado comprova o futuro do saneamento no país e o apetite de investidores e operadores em participar desse desenvolvimento, além da vontade dos municípios em melhorar sua gestão”, avalia Andreguetto.

A IFAT Brasil terá 10 mil m² de exposição e contará com um Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas, que possibilitará que empresas com projetos inovadores participem de um processo de incubação de seu produto, com auxílio na capitalização e expansão de comercialização através das plataformas da ISLE Utilities que contam com a parceria da #fuentedeinovacion, uma iniciativa formada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e o BID Lab.

Na área de conteúdo, estão sendo programados diversos painéis temáticos durante os 3 dias de feira, que vão trazer cases internacionais e nacionais para abordar temas como inteligência financeira – melhores fundos para tecnologias ambientais -, projetos sociais de sucesso com alta eficiência, planos de engenharia básica para leilões de saneamento, armazenamento de carbono e o ciclo do carbono na plataforma ESG para projetos de saneamento, iniciativas de smart money, IPO e fundos de investimentos para ESG, entre outros.

Saneamento: investimentos externos triplicam e somam R$ 90 bi em dois anos

O Marco Legal do Saneamento, promulgado em julho de 2020, gerou resultados importantes nos dois últimos anos. Foram mais de 20 concessões privadas que resultaram em R$ 90 bilhões em investimentos, e 452 municípios e 30 milhões de pessoas foram beneficiadas com 643 obras de infraestrutura, que abriram 6,2 milhões de empregos. As informações do Ministério da integração e do Desenvolvimento Regional mostram os avanços para a universalização do saneamento até 2033, com novas oportunidades que devem acontecer, com a captação de mais de R$ 33 bilhões em debêntures, aprovadas pela pasta.

Nesse cenário positivo, a Messe Muenchen do Brasil promoverá a primeira IFAT Brasil, que irá conectar os diversos stakeholders da área de saneamento, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e de esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética, a fim de contribuir para o desenvolvimento de oportunidades de negócios no setor de tecnologias ambientais e o cumprimento das metas estabelecidas no Marco Legal , desse modo, auxiliando na construção de um futuro melhor para a sociedade brasileira.

Marcada para acontecer entre os dias 23 e 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo, em conjunto com a M&T Expo, maior feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, a IFAT Brasil oferecerá uma experiência ímpar para os visitantes e para os expositores, ao unir competências e fundos e instrumentos financeiros para atender as demandas de municípios, estados e empresas na área do saneamento.

Serão mais de 10 mil m² de exposição, abrangendo todos os segmentos do saneamento – água, esgoto, drenagem, e recuperação de resíduos -, o que posicionará a IFAT Brasil como um evento de temática completa para agregar o mercado e desenvolver soluções para o setor. A feira contará com um Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. O espaço possibilitará que empresas com projetos inovadores participem de um processo de incubação de seu produto, com auxílio na capitalização e expansão de comercialização através das plataformas da ISLE Utilities.

Na área de conteúdo, estão sendo programados mais de 15 painéis temáticos. Para isso, serão estabelecidas parcerias internacionais e locais para fortalecer a representação dos principais assuntos que envolvem a operação e a tomada de decisão dos gestores públicos e privados, demonstrando experiências reais do setor.

Um futuro promissor para o saneamento no Brasil

Por Renan Utri Andreguetto, Project Manager IFAT Brasil

O Marco Legal do Saneamento, promulgado em 2020, prevê a universalização do atendimento à população em água potável e coleta e tratamento de esgoto até 2033. Para atender as metas, a Lei desenhou medidas que ampliam a segurança jurídica do operador e dos investidores, avançando em pontos como regulação e contratos bem formulados, criando instrumentos financeiros que estimulam a realização de aportes financeiros ao setor.

Com isso, entre 2020 e 2022, os investimentos externos na área quase triplicaram, alcançando o montante de R$ 90 bilhões, em comparação ao período de 1992 a 2020, quando os aportes chegaram a quase R$ 35 bilhões. Ao atrair investimentos privados nacionais e internacionais, é possível elevar o atual nível de recursos para o saneamento, suprindo as atuais demandas por um melhor atendimento à população.

Um levantamento realizado pela IFAT Brasil, com base em dados de órgãos públicos e empresas privadas, até 2033, aponta que o setor tem potencial de receber recursos da ordem R$ 580 bilhões. Entre as áreas do saneamento que devem receber mais recursos estão a gestão de resíduos sólidos e soluções em recuperação energética, com cerca de R$ 227 bilhões até 2033, seguida pela drenagem e infraestrutura de saneamento, com R$ 178 bilhões, pela gestão de esgoto, com R$ 108 bilhões, e gestão de água, com quase R$ 67 bilhões.

A divisão dos investimentos está relacionada à necessidade do país, pois, atualmente, a gestão de resíduos sólidos ainda é precária em diversas cidades e estados, principalmente, pela existência de lixões, que são locais inadequados para a disposição de rejeitos, trazendo graves problemas ambientais, como poluição do ar, contaminação do solo e de água, e de saúde pública, sendo vetores causadores de doenças em crianças e adultos.

Outro ponto fundamental é que o Brasil possui um baixo percentual de tratamento do resíduo, com índices próximos a zero no Norte e no Nordeste, abaixo de 10% no Centro-Oeste e no Sudeste e menor do que 30% no Sul. Como resultado, aterros sanitários e os lixões recebem resíduos que poderiam ser destinados para reciclagem, que possibilitaria transformá-los em materiais e matérias-primas a serem usadas em diversos setores ou para a geração de energia. Haveria o estímulo à economia circular, agregando valores econômicos, sociais e ambientais para as comunidades, os municípios, os operadores, as indústrias, as cooperativas de catadores e a sociedade.

A questão da drenagem mostra-se também urgente, uma vez que o estudo da IFAT Brasil aponta para um baixo percentual de áreas impermeáveis com tecnologias para drenagem. Essa aplicação inferior a 50% no Sul do país, a 35% no Sudeste e no Centro-Oeste e a 18% no Norte e no Nordeste explica as dificuldades pelas quais passam as cidades em situações de chuvas torrenciais de verão ou em fenômenos climáticos, que estão sendo vistos com maior frequência devido ao aquecimento global.

No caso da gestão do esgoto, é possível perceber que o Brasil realiza um percentual maior de coleta do que tratamento. O Centro-Oeste possui os índices próximos e elevados, de cerca de 62% e 58%, respectivamente. O Norte do país conta com os menores percentuais para coleta (27%) e tratamento (24%). A maior diferença entre os dois tipos de atividades se encontra no Sudeste, com 67% para coleta e apenas 48% para tratamento.

O levantamento prevê que a região Sudeste contará com o maior montante de recursos de cerca de R$ 261 bilhões. Na sequência estão o Nordeste (R$ 133 bilhões), o Sul (R$ 90 bilhões), o Norte (R$ 52 bilhões) e o Centro-Oeste (R$ 44 bilhões). A justificativa é que a região possui o maior contingente populacional, o que atrai um número maior de investidores.

Nesses sentido, o Marco Legal contribui para que os gestores municipais encontrem os modelos mais adequados a sua região. Atualmente, a operação irregular na prestação de serviços de saneamento acontece, principalmente, em cidades com menos de 50 mil habitantes, que possuem dificuldade em destinar verbas para o saneamento, devido ao baixo orçamento. A possibilidade de se formarem blocos ou grupos de municípios para contratação do serviço de forma coletiva pode ser uma saída viável para superar o desafio de recursos municipais, permitindo um melhor atendimento às pessoas, mais eficiência operacional, financeira, melhor planejamento e tarifa, aprimoramento o relacionamento com a população local.

Os leilões de concessão têm contribuído para auxiliar cidades de menor porte também, como foi o caso de Orlândia, no interior paulista, com cerca de 44 mil habitantes. O consórcio vencedor ofereceu R$ 51,5 milhões para realizar a gestão de saneamento da cidade. O investimento para trazer mais eficiência ao tratamento e abastecimento de água e à coleta e tratamento de esgoto é da ordem de R$ 93 milhões ao longo de 35 anos.

Conforme demonstra o levantamento da IFAT Brasil, o retorno do investimento pela consórcio ocorrerá em oito anos, com uma média da taxa interna de retorno (TIR) de 25%. Esses números mostram que o formato utilizado por Orlândia foi adequado à sua realidade, beneficiando a população local e à gestão financeira e social do município. Por outro lado, a concessionária privada ampliará a qualidade dos serviços prestados e terá lucratividade com a operação.

De acordo com dados da Associação Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON), de 2020 até setembro de 2022, foram realizados 19 leilões de saneamento no país, com R$ 52,9 bilhões de investimentos previstos, e outorga de R$ 29,5 bilhões em recursos para estados e municípios, beneficiando 23,7 milhões de pessoas.

O saneamento do Brasil possui um futuro promissor, principalmente pelo apetite de investidores e operadores e da vontade dos municípios em melhorar sua gestão. Mas, é importante lembrar que a tecnologia será fundamental para que o país realmente avance nas metas e não faltam soluções nesse sentido, que poderão ser vistas na IFAT Brasil, feira internacional de saneamento no país, que vai conectar os diversos stakeholder, proporcionando em um único ambiente todas as soluções para gestão de água e esgoto, drenagem e infraestrutura para o setor, gestão de resíduos e soluções de recuperação energética.

Nesta quinta (14/3), evento em Porto Alegre (RS) debate a implantação de Estações de Tratamento de Esgoto sustentáveis

A seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) promove nesta quinta-feira, dia 14 de março, a partir das 16h30 um evento para tratar da viabilidade de implementar Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) no Brasil. O “Diálogos do Saneamento: ETEs Sustentáveis: Utopia ou Realidade?” conta com o apoio da IFAT Brasil, Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos e será realizado no auditório da Senge-RS, situado à Avenida Érico Veríssimo, nº 960, em Porto Alegre.

Com o objetivo de discutir a viabilidade concreta de implantar e operar ETEs sustentáveis, bem como as tecnologias apropriadas para tratamentos de efluentes sanitários e industriais, o encontro terá as palestras engenheira química Karla Cypriano, da Companhia Rio-grandense de Saneamento (CORSAN), e do professor Salatiel Wohlmuth da Silva, que atua no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

Durante o evento, Paulo Robinson da Silva Samuel, presidente da Abes-RS, trará informações sobre a entidade, e Renan Andreguetto, Gerente de Projetos da IFAT Brasil, apresentará ao público gaúcho as oportunidades de conhecimento e negócios oferecidas pelo evento, marcado entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo. “A parceria institucional com a Abes-RS, que representa um dos estados mais proeminentes do Sul do Brasil, reforça o papel da IFAT Brasil como ponto de encontro do mercado de saneamento no país, e contribui para o desenvolvimento do setor e intercâmbio tecnológico internacional e interestadual entre as regiões”, afirma Andreguetto.

 

A IFAT Brasil terá a exposição de produtos, soluções, sistema e serviços para o setor de saneamento, o Congresso Internacional da IFAT Brasil, e o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas. Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor. 

 

O Diálogos do Saneamento é direcionado aos profissionais e gestores de prestadores de serviços e fornecedores do saneamento básico no Rio Grande do Sul, profissionais, gestores e fornecedores de relacionados a serviços ambientais no Rio Grande do Sul, professores e pesquisadores do setor ambiental, estudantes de graduação e pós-graduação.

Sobre a Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

 

Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

 

Atendimento à imprensa:

Mecânica Comunicação Estratégica

Enio Campoi 
Cel: (11) 99981-9950 - E-mail: enio@meccanica.com.br