Estreante na IFAT, ASOS apresenta secagem térmica de lodo de esgoto e sistema de descarte zero de líquidos
Soluções reduzem o volume do lodo gerado no processo de tratamento, e tratam e evaporam resíduos líquidos industriais difíceis de tratar por métodos convencionais
A ASOS Systems, uma empresa alemã de engenharia especializada em soluções para tratamento de água e esgoto, participa pela primeira vez da IFAT Brasil – Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos.
Com sede em Düsseldorf (Alemanha), a expositora tem presença em mercados como Turquia, Emirados Árabes Unidos, Rússia e Egito e agora, em 2025, busca participação na América Latina. Para este objetivo, considera o Brasil um mercado estratégico para seus próximos investimentos. Segundo Cem Cakir, gerente geral da ASOS, a participação na IFAT marca um importante passo da empresa na introdução de suas tecnologias avançadas no país.
“O Brasil é o ponto de entrada ideal para o mercado latino-americano devido à sua economia, população e abertura a novas tecnologias. Vemos um grande potencial na região, principalmente porque a infraestrutura de tratamento de água e resíduos ainda pode ser significativamente desenvolvida, em comparação com os países da Europa Ocidental”.
A ASOS Systems apresentará suas principais soluções tecnológicas durante o evento, com destaque para o sistema de secagem térmica de lodo de esgoto, com tecnologias que reduzem o volume do lodo gerado no processo de tratamento de esgoto. A ideia é tornar o descarte mais eficiente e seguro para o meio ambiente; e o sistema de descarte zero de líquido (ZLD), que permite tratar e evaporar resíduos líquidos industriais difíceis de tratar por métodos convencionais, reduzindo ao máximo a quantidade de efluentes.
Cakir enfatiza que a tecnologia de secagem e tratamento de lodo é essencial para resolver um dos maiores desafios ambientais gerados pelas estações de tratamento de esgoto, justamente o excesso de logo. “O lodo excedente, um subproduto inevitável do processo, contém matéria orgânica e bactérias patogênicas que podem causar sérios danos ambientais se descartados inadequadamente. Por isso, nosso foco está no desenvolvimento de tecnologias que garantam um descarte seguro e eficiente”, ressalta o executivo.
Além disso, a estreante na IFAT está investindo em tecnologias inovadoras de baixo consumo energético, como secadores de película fina e leito de baixa temperatura, que serão destaque em suas apresentações durante a feira.
“Essas tecnologias foram originalmente desenvolvidas para aplicações químicas e industriais, mas estamos adaptando-as para o setor ambiental, onde há uma demanda crescente por soluções sustentáveis e eficientes”, destaca o porta-voz.
A entrada da ASOS Systems no mercado brasileiro está alinhada com sua estratégia de expansão global e busca de parcerias locais. “Nosso objetivo é estabelecer conexões com empresas de engenharia, distribuidores e investidores locais para entender melhor as necessidades do mercado e desenvolver soluções personalizadas. A IFAT Brasil será o ponto de partida para fortalecer essas relações e explorar novas oportunidades na região”, conclui Cakir.
8 de abril de 2025